Consultoria de Inovação Aberta
Inovação Aberta
Saiba como se tornar um case de sucesso, facilitando a implementação de soluções tecnológicas inovadoras na sua cidade

Referência no Brasil

O Processo de Inovação Aberta do Recife se tornou um case de sucesso e exemplo para diversas cidades e instituições do Brasil, como por exemplo o Tribunal de Contas da União (https://inovacpin.org/). Como resultado desta expertise e pioneirismo em utilizar o novo marco legal das startups conquistou, em 2022, sete premiações nacionais e uma internacional em 2023. Fruto dessa experiência, nasceu o desejo de poder contribuir com diversas Cidades do Brasil, permitindo aos gestores repensar o modelo como fomentam a inovação e realizam a transformação cultural.
Modo_de_isolamento
Sem título-8376082357

Modelo de sucesso

Foi criado assim um protótipo replicável onde desenhamos um macro processo que permite capacitar outros órgãos durante todo o processo de inovação aberta, desde a identificação dos desafios, captação de recursos, lançamento dos ciclos de inovação, até a gestão do processo de inovação, baseado em trilhas, que vão do ciclo de Inovação Aberta (utilizando o marco legal das startups, LC 182) a hackathons e Living Labs.

Sandbox Regulatório

E por falar em Living Labs, foi criado um ecossistema com o objetivo de criar um ambiente de experimentação, onde temos na Cidade do Recife um cenário de laboratório vivo, desburocratizando e permitindo ações de inovações que possam ser testadas e construídas com participação ativa dos atores da região e fora dela.
Sandbox Regulatório

Principais Objetivos

Identificação de desafios de relevância pública;
Promover a inovação aberta e a transferência de conhecimento para Órgãos Públicos;
Fomentar através de desafios públicos o desenvolvimento de soluções tecnológicas e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes/cidadãos;
Fomentar a melhoria dos serviços públicos existentes para atender melhor às necessidades dos clientes/cidadãos;
Fomentar a criação de negócios inovadores;
Fortalecer a colaboração entre governo, universidades, institutos de pesquisa e empresas;
Estimular a formação de empreendedores;
Mudar Cultura - Sensibilização dos servidores públicos;
Fortalecer a imagem da instituição e fomentar o polo de inovação e tecnologia;
Realizar gestão do Ciclo de Inovação Aberta;
Fomento ao ecossistema de inovação aberta, inclusive criando atividades perenes no calendário anual da prefeitura para incentivar a participação de cidadãos e setor produtivo na construção de soluções colaborativas.
Ativo 3